Páginas

Ovnis/Osnis e as curiosidades do Universo.

Ovnis/Osnis e as curiosidades do Universo.

Pesquisar conteúdos do blog

terça-feira, 16 de março de 2010

Efeito de levitação é criado em laboratório.

Parece que a ficção está se tornando cada vez mais próxima da realidade: um grupo de cientistas da Universidade de Saint Andrews (Escócia) conseguiu simular o efeito de levitação, descobrindo como fazer objetos flutuar em pleno ar, ao basearem-se na manipulação de um efeito que induza a atração entre dois corpos, chamado Efeito Casimir. Esse efeito é responsável, por exemplo, pela aderência da lagartixa em diversas superfícies.

Pesquisas mostraram que, com materiais de certa permissividade e permeabilidade ou com uma certa configuração, o Efeito Casimir pode ser repulsivo, pois os físicos descobriram, utilizando-se de lentes especialmente construídas, como reverter o efeito para, ao invés de atrair, repelir objetos. Isso abre um leque enorme de possibilidades, desde o melhoramento dos trens com trilhos magnéticos (trem-bala) que funcionam praticamente sem atrito, comuns no Japão, até a invenção de várias máquinas, que teriam sua dinâmica totalmente alterada com peças e mecanismos que podem usar a flutuação.

Os cientistas esperam utilizar a técnica primeiramente para reduzir a fricção em nanomáquinas e já estão inventando maneiras de “ligar e desligar” a força de atração e repelência, um fator chave par fazer com que o maquinário nanométrico trabalhe sem atrito. Dr. Thomas Philbin, pesquisador do projeto, afirmou que até o momento o processo só pode ser realizado com pequenos objetos, mas estuda a possibilidade futura de aplicação em objetos maiores e até em pessoas, pois o efeito das lentes é poderoso e abre a possibilidade de que, futuramente, alguém levite de modo totalmente controlado. Quem sabe se não está longe o dia de possuirmos dispositivos especiais, como sapatos flutuadores, que nos façam levitar? Estes pesquisadores podem estar no processo demudar o mundo. Que a força esteja com eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...