Páginas

Ovnis/Osnis e as curiosidades do Universo.

Ovnis/Osnis e as curiosidades do Universo.

Pesquisar conteúdos do blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nasa revela o ‘2º maior brilho’


Astrônomos da Nasa, a agência espacial americana, identificaram na Via Láctea um astro que pode ser a segunda estrela mais brilhante da galáxia, segundo artigo publicado nesta quinta-feira na revista científica Astronomy and Astrophysics. A "estrela da nebulosa Peony", como ficou conhecida, foi descoberta por meio de imagens captadas pelo telescópio Spitzer. A intensidade da luz que ela emite foi estimada em 3,2 milhões de vezes a do sol.

Caso a informação se confirme – de acordo com os astrônomos é difícil medir com exatidão a luminosidade de um astro –, a nova estrela seria a única capaz de competir com a Eta Carina, a mais brilhante da Via Láctea, cujo brilho equivale a aproximadamente 4,7 milhões de sóis.

A existência do astro era conhecida, mas, por estar localizado numa região com muitas nuvens de poeira cósmica, era complicado captá-lo em imagens. Os cientistras creditam a façanha à tecnologia do Spizer, que permite a visualização de regiões através de um sensor de luz infravermelha.

Para Lidia Oskinova, integrante da equipe de cientistas responsáveis pela descoberta, é bem provável que haja ainda outras estrelas tão ou mais brilhantes que a Peony que permanecem desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...